ESTREIA MUNDIAL DE JUNGLE, composição de harmonia rítmico-espacial de Isabelle Sabrié, com a orquestra Amazonas Filarmônica na regência de Marcelo de Jesus, no dia 14 de novembro de 2024, às 20h, no Teatro Amazonas de Manaus- Amazonas- Brasil. O concerto inicialmente previsto para o dia 09-12-24 foi cancelado e reprogramado para o dia 11-14-24, num programa Sabrie/Carriel/Shostakovitch.
Percussões afro-brasileiras e trombetas surgiram das paredes esquerda, direita e traseira da sala, além de 2 piccolos atrás dos espectadores, o resto da orquestra no palco. Os músicos espacializados em 5 polos realizem o equilíbrio multipolar musical da harmonia rítmico-espacial.
A barreira dos 99,6% de homens compositores programados com orquestra no Brasil em 2021, 99% na France em 2017, 95% no mundo em 2023, foi passada com sucesso pela 3ra vez por Isabelle Sabrié.
ARTIGO de Isabelle Sabrié, maio de 2024
Os incríveis futuros humanos/IA: a IA musical: reflexões, o que está em jogo, soluções.
Resumo (7-6-2024)
Em abril de 2024, os resultados da IA musical abrem uma revolução planetária para os músicos. Um futuro já presente.
CRIAÇÕES de HARMONIA RÍTMICO-ESPACIAL
– Flor da Selva (33mn): ópera minuto de harmonia ritmico-espacial e libreto de Isabelle Sabrié. Encomenda do XXIV Festival Amazonas de Ópera (estreia em 2025).
🇪🇸 Biomimesis y música. La harmonia rítmico-espacial,
artigo de Isabelle Sabrié
Red Internacional, Interuniversitária e Interinstitucional de Estudios sobre Biomimesis.
Revista de BIOMIMESIS (Espanha), Abril de 2022. Volumen 1, p 41.
🇧🇷 Biomimese e música. A harmonia rítmico-espacial à luz do Pensamento Complexo de Edgar Morin, artigo de Isabelle Sabrié.
Arco Editores (Brasil, nº33), e-book, O LABIRINTO DA COMPLEXIDADE: UM TRIBUTO AOS 100 ANOS DE EDGAR MORIN. Agosto de 2021. Capitúlo1, p13.
PALESTRAS
– Biomimesis musical e harmonia rítmico-espacial. Universidade do País Basco, Espanha, 2021.
– Biomimesis musical e harmonia rítmico-espacial, e presentação musical: III Simpósio internacional de Biomímesis Xalapa, Veracruz, Mexico, 2021. Isabelle Sabrié é Miembro do Comité Científico da Rede Internacional, Interuniversitaria e Interinstitutional de Estudos sobre Biomimesis.
CONCERTOS E ESPETÁCULOS AO VIVO
Em razão da pandemia, os eventos previstos foram suspendidos.
–Cenas da Amazônia, Sinfonia-balé, composição de harmonia rítmico-espacial de Isabelle Sabrié com as Percussions de Strasbourg, a Orquestra Amazonas Filarmônica na regência de Marcelo de Jesus, o Corpo de Dança do Amazonas na direção de Mário Nascimento. Adiado.
LIVES
– Podcast “Processos criativos” com Abner Viana (youtube), 10-20-2021.
– Comemoração do dia mundial da Mãe-Terra, Pachamama, músicas de Isabelle Sabrié (vídeo de abertura, lives (1ro de Agosto de 2020): Insetoïda, Ama-Zônia), com ONU – Harmony with Nature, Direitos da Natureza (Brésil)… e participação dos 5 continentes em espanhol, inglês, português, e muitas línguas do mundo. Nos sites :https://www.facebook.com/emae.ufsc.7
https://www.facebook.com/derechosdelamadretierra/
https://www.facebook.com/latitudesafricanas
https://www.facebook.com/DerechosdelaMadreTierra.Chile/
https://www.facebook.com/UNHwN/
https://www.facebook.com/direitosdanatureza/
https://www.facebook.com/Xicome
https://www.facebook.com/pactomundialconsciente/
https://www.facebook.com/NACIONDELQUINTOSOL/
-Música e Natureza (28 de julho de 2020) : entrevista pelo regente, coach e pianista internacional Andre dos Santos. Instagram @conductor_dossantos, em português.
–Natureza e Artes (22 de julho de 2020) : debate com Vanessa Hasson (ONU – Harmony with Nature ; Direitos da Natureza), Sirlene Gianotti (antropóloga e ceramista), Victoria Xavier (designer), na página facebook “Direitos da Natureza”, em português.