Valdo Malaq iniciou sua formação no projeto para formação de meninos bailarinos atores – ABAMBA (Associação de Benfeitores e Amigos de Meninos Bailarinos Atores), tendo aulas de Ballet Clássico, Contemporâneo, Dança Livre, Musicalização, Técnicas Circenses, Teatro, Artes Visuais, História da Dança, Técnicas de Comunicação, Educação Vocal e Anatomia, e atuando como componente do grupo Os Meninos do Barão. E junto ao Espaço Cultural Semente, Cia. de circo Paralá dos Anjos, se especializou nas Técnicas Circenses Aero Acrobáticas, Expressão Corporal, Teatro físico, Clown, Técnica Cênica e Segurança direcionada para Circo e Teatro.
Em 2008 passou a integrar o Corpo de Dança do Amazonas, onde é bailarino, e pontualmente coreógrafo (balés Nego dito, Habitante da Noite…) até hoje. Atuou com Ivonice Satie, Beto Regina, Paula Sales, Jorge Garcia, Fernando Alonso ou Mário Nascimento, entre outros, partIcipando de todos os Festivais Internacionais de Dança et de Ópera do Amazonas.
Em 2014, movido por uma forte necessidade criativa, funda sua companhia de dança, Momento Cia. De Dança, cria seus espetáculos Pietà (2014), Momento (2015), O Caminho se faz ao Caminhar (2016), e ganha o Prêmio Manauscult de Ocupação Artística. Atuou com Ivonice Satie, Beto Regina, Paula Sales, Alonso Barros, Jorge Garcia, Mário Nascimento, entro outros.
Participou da reportagem Les nouvelles Amazones da Babel Press para a televisão francesa TF1 em 2017, interpretando visualmente a harmonia rítmico-espacial de Isabelle Sabrié com sua companhia: 4 dançarinos no palco da Ópera de Manaus, ao som de 4 percussionistas espacializados nos andares, na regência de Marcelo de Jesus.
Em 2021, começou um trabalho espacial inovador com a harmonia rítmico-espacial de Isabelle Sabrié, fundando alguns princípios coreográficos adaptados para as músicas de 5.1 surround nas criações de Multipolart.